sexta-feira, outubro 09, 2009

Breve história sobre os seres mitológicos que nos dão nome... Parte I

Na mitologia romana, Diana (a Artemis grega),filha de Júpiter e de Latona, bem como irmã gêmea de Apolo, era conhecida como a deusa da lua,da castidade, da caça e dos animais selvagens.
Como era muito cuidadosa com sua virgindade, caçadora infatigável, além de indiferente ao amor, obteve de Júpiter a permissão para não casar-se e manter-se sempre casta. Júpiter também forneceu-lhe um séquito de sessenta oceânidas e vinte ninfas que, como ela, renunciaram ao casamento.

 Na mais famosa de suas aventuras, transformou em um cervo o caçador Acteão, que a viu nua durante o banho. Em geral, é representada como caçadora, com arco e aljava, acompanhada de um cão ou cervo.


Atena é a deusa grega da sabedoria, do ofício, da inteligência e da guerra justa.
Conta a lenda que Zeus, havia engolido Métis, porque fora advertido por sua avó, Gaia, de que Métis lhe daria um filho e que este o destronaria. Porém, Métis já estava grávida de Atena, e continuou a gestação na cabeça de Zeus.
Um dia, durante uma guerra, Zeus sentiu uma forte dor de cabeça, e pediu que Hefesto, deus ferreiro e do fogo, lhe desse uma machadada na cabeça, de onde nasceu Atena, já adulta com elmo, armadura e escudo.
Atena se tornou a deusa mais poderosa, ensinou aos homens praticamente todas as atividades, como caça, pesca, uso de arco-e-flecha, costurar (algo que ela fazia como ninguém),dançar, e, como havia saído da mente de Zeus, sua marca é a inteligência.
Atena deveria ter se tornado a nova rainha do Olímpo, mas como era mulher, Zeus permaneceu no poder. Há lendas que dizem que Zeus evitava o nascimento normal de um filho com as habilidades de Atena, para não ser destronado.

Adendo da Dih: Minha mãe me concedeu esse nome na verdade numa combinação meio louca, Diana (caça) Atena (sabedoria), para que eu pudesse viver em caça ao saber, à justiça!! Só ficou Athenas por causa de um erro no cartório, o qual nem me importei em mudar depois, pois já havia me acostumado com a forma errada!!! Vai ver por isso me interessei pela ciência do Direito!! rsrsrsr...
Bjoks e até o próximo post! XD

Um comentário:

Diana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.